Para abertura deste nosso Blog decidimos apresentar uma aplicação muito simples de implementar, trata-se de um sensor de toque, ou sensor Touch.
Para isso servi-mo-nos das seguintes componentes:
1 placa de testes
1 led
1 transístor C547B (NPN) ou BC546
Fios mono filares ou unifilares.
Nesta primeira montagem pretende-se que sempre que se toca numa superfície o LED ligue e apague quando se soltar.
A imagem abaixo mostra a montagem realizada.
O sensor está ligado entre os 5volts e a base do transístor, desta forma sempre que se toca no sensor (constituído por fios de cobre descarnados) vai haver passagem de corrente no sensor, visto que o transístor utilizado é do tipo NPN quando recebe uma tensão positiva na sua base entra em condução, fazendo com que o Led ligue. Quando o sensor é soltado deixa de haver passagem de corrente no sensor o que faz com que o transístor interrompa a condução e o LED se apague.
O vídeo a seguir apresentado mostra a montagem e o teste feito ao circuito.
Como é perceptível no vídeo basta apenas um suave toque no sensor construído a partir de fios de cobre descarnados para que o LED se ligue.
Existem no mercado sensores de toque que já fazem o circuito descrito acima, como o que está a seguir, onde poderá ligar diretamente ao Arduino.
Existem no mercado sensores de toque que já fazem o circuito descrito acima, como o que está a seguir, onde poderá ligar diretamente ao Arduino.
Com este sensor apenas terá de se ligar 3 pinos:
GND - ligar ao - ou terra
VCC - Ligar a 5V ou +
SIG - Ligar a uma entrada digital do Arduino
Estes circuitos designados de Digital Touch Sensor capacitive touch switch, fazem ainda uma filtragem nos picos de tensão que possam surgir, retirando as interferências e toques indesejados.
Esperamos que este artigo vos ajude nas vossa montagens eletrónicas, e vos cative para fazer mais e melhor.
Boas experiências
0 comentários:
Enviar um comentário