FPV significa First Person View, ou seja, visualização na primeira pessoa.
Na prática quando se está a controlar por exemplo um Drone, existem sistemas FPV que permitem o envio e recepção de vídeo, com visualização em ecrã ou em óculos de realidade virtual, proporcionando a experiência de "Vista de Pássaro", como se estivéssemos realmente a voar com o nosso Drone. Esta tecnologia pode ser também aplicada num carro ou barco telecomandados, etc...
As diversas frequências são: 433MHz, 900MHz, 1.2GHz, 1.3Ghz, 2.4GHz, 5.8GHz
Cada uma delas tem características diferentes tais como a capacidade de penetração ou o alcance.
De forma generalizada, quanto mais baixa for a frequência usada, melhor é a qualidade do sinal e melhor é a capacidade de penetração em relação aos obstáculos, atingindo na prática um maior alcance.
Encontrei um vídeo que faz uma "review" de vários sistemas de transmissão e recepção onde são comparados vários aspectos pertinentes nestes sistemas:
Para maximizar o alcance e obter uma melhor qualidade de sinal na transmissão, existem várias antenas com formatos diferentes de acordo com a frequência usada, potência e alcance pretendido.
Nas minhas pesquisas achei interessante este caso em particular, pois é uma antena direccional que "segue" literalmente o avião, direccionando sempre a antena para a fonte de emissão do sinal, resultando na maximização da qualidade do sinal.
Como em tudo, existem questões legais relacionadas com cada frequência, pois é necessário verificar a legislação de cada país para saber quais delas são permitidas. Por exemplo em Portugal, apesar de haver lacunas na legislação, são permitidas apenas as seguintes frequências com as respetivas potências máximas admitidas:
433Mhz- 10mW
2.4Ghz – 10mW
5.8Ghz – 25mW
ANACOM
FPAM
0 comentários:
Enviar um comentário