Que Baterias Usar no meu Projeto? | ZigTek
NOVIDADES:
Carregando...

Que Baterias Usar no meu Projeto?



Ora aqui está uma questão pertinente: Que bateria vou usar?

De acordo com a minha experiência deixo algumas dicas que vos vão ajudar.

Para projetos estáticos, ou seja, que não seja necessário mudar o sítio regularmente devem usar baterias de Ácido/Chumbo ou Gel/Chumbo. São mais pesadas mas são mais baratas em comparação às baterias de lítio e não é necessário ter muitos cuidados ao carregamento ao contrário das baterias de Lítio.

Se o vosso projeto for uma aplicação móvel, o peso e o espaço é um aspeto a ter em conta.
Assim, aconselho baterias de Iões de Lítio (Li-Ion) ou baterias de Níquel Metal Hidreto (NiMh) conforme alguns exemplos a seguir:


Modelo de Bateria de Li-Ion: NCR18650B
Modelo de Bateria de NiMh: BK-3HCCA4BA

As bateria de polímero de Lítio (LIPO) também são uma alternativa interessante, pois são usadas nos Drones porque são mais leves e a relação de potência em relação ao peso é maior. Mas atenção! este tipo de baterias estraga-se mais rapidamente porque são mais sensíveis ao nível de carga que têm assim como a forma de carregamento. Uma prova disso é que é necessário um carregador balanceador LIPO para efetuar o seu carregamento.

Ficam aqui alguns vídeos, em inglês, que fazem comparativo de baterias com os prós e contras das diversas baterias:




O vídeo a seguir compara baterias de Li-Ion com as LIPO, onde conclui que apesar de Li-Ion ser um pouco mais pesadas, compensará usa-las porque a duração é maior:



Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas e que vos tenha sido útil este pequeno artigo.

0 comentários:

Enviar um comentário