Impressora 3D Prusa i3 | ZigTek
NOVIDADES:
Carregando...

Impressora 3D Prusa i3




A impressora Low Cost do momento, é um clone da Prusa i3, mas que satisfaz as necessidades caseiras.
Hoje em dia existe uma infinidade de impressoras 3D disponíveis no mercado e com preços variados.
A impressora que apresento hoje Low Cost e pode ser encontrada no eBay ou Amazon por um preço que ronda os 150€ com portes de envio incluídos.

Baseada na impressora Prusa i3, este kit DIY (Do It Yourself) é composto por completo um conjunto de peças para montar. Dependendo da experiência de cada um, esta impressora levou apenas 2 dias a ficar para imprimir.



Se és aficionado de eletrónica ou engenhocas, então vais gostar desta impressora desde o primeiro momento, pois vais ter de monta-la peça por peça.


Na caixa vem incluído tudo o que precisas para fazer a primeira impressão 3D.


Desde os motores de passo, eixos, fonte de alimentação, até ao filamento em PLA de 1,75mm, vem tudo desmontado e será necessário juntar as várias peças, unindo-as com os parafusos e porcas, de acordo com as instruções do manual.

Dica do Zigtek: Não te enganes a colocar os parafusos, a cabeça do parafuso fica sempre do lado de fora da estrutura para poderes apertar com a chave.



A primeira coisa a montar é a estrutura frontal e laterais, onde vão ser acopladas todas as partes da impressora 3D.


De seguida juntar a estrutura da base que vem previamente montada assim como os eixos X,Y e Z.


A cabeça de impressão com extrusor e ventoinha de arrefecimento já vem previamente montada pelo que facilita bastante todo o trabalho de montagem. Será necessário enroscar à mão os varões roscados em ambos os lados do eixo Z. Este processo tem de ser feito em simultâneo dos dois lados para que fique nivelado.


Depois de tudo montado, incluindo o painel LCD de visualização e selecção, será necessário fazer todas as ligações de cabos na placa controladora ou Controller Board. 





Um passo muito importante e que é difícil de perceber no manual, é a ligação dos motores de passo à board de controlo. Na imagem a seguir está representada a conexão entre os 5 motores e a placa de controlo.


Outro passo essencial para não danificar os componentes da impressora é conectar corretamente as flat-cables entre a placa com o LCD e leitor de cartão de memória, e a placa de controlo. Então, fica o esquema a seguir onde se pode ver a forma correta de conexão.

Deve ligar-se a ficha EXP1 da placa do LCD com a ficha marcada LCD na placa de controlo.
Deve ligar-se a ficha EXP2 da placa do leitor de cartões com a ficha SD CAR na placa de controlo.



Para cada servomotor existe um Driver na placa controladora que são as pequenas placas vermelhas (Pololu A4988). Estes drivers são os responsáveis pela alimentação e movimento dos servomotores assim como a sua força.

Normalmente é preciso afinar a força do servomotor que puxa o filamento, ou seja, do extrusor. Para tal, com a impressora desligada deve-se rodar no sentido dos ponteiros do relógio o pequeno potenciómetro do driver mais à esquerda na placa controladora, como se vê na imagem a seguir.

ATENÇÃO: Nunca ajustar o potenciómetro com uma chave metálica quando a impressora 3D está ligada pois pode provocar curto circuito e danificar a placa controladora.


Para efetuar a impressão deverás usar software de CAD como por exemplo este que é online:

Depois fazer o download do ficheiro .STL e abrir no programa de pós processamento que vai gerar o .GCODE para ser impresso na impressora 3D. O Programa mais usado é o CURA





Abaixo fica um exemplo de impressão com esta impressora 3D:






0 comentários:

Enviar um comentário