Bateria de Cristais de Longa Duração | ZigTek
NOVIDADES:
Carregando...

Bateria de Cristais de Longa Duração


Há baterias de muitas formas e feitios, grandes pequenas, de lítio, de chumbo, etc... E uma bateria de cristais, já alguma vez viu?


Existem muitas formas de fazer baterias, como por exemplo o brinquedo usa uma batata para dar energia a um relógio!

O que apresento aqui é uma bateria de cristais, descrita no site laserhacker, que consiste em usar um tubo de cobre, magnésio e substancias que se apresentam na natureza em forma cristalizada, como por exemplo sais.

A constituição desta bateria, está representada na imagem seguinte, onde a parte exterior é o tubo de cobre. O núcleo é uma pequena barra de magnésio, com 8mm de diâmetro, e um parafuso enroscado. Entre os metais está uma mistura de sais/cristais.
Esta mistura de cristais/sais é obtida através da trituração e junção, em partes iguais, dos seguintes elementos:

Cloreto de Potássio - Substituto do sal de cozinha
Sulfato hidratado de alumínio e potássio - Conhecido como Alum
Tetraborato de Sódio - Conhecido como Borax
Sulfato de Magnésio - Conhecido como Sal Epsom


A bateria de cristais vista em corte lateral, tem o seguinte aspecto:

Um aspecto importante na construção desta bateria é garantir que o magnésio não toca no cobre.

A bateria consegue produzir uma tensão de 1,46 Volt, muito perto dos tradicionais 1,5 Volt das baterias AA e AAA que usamos diariamente nos aparelhos em nossas casas.


Este tipo de bateria não vai fazer pegar o seu carro, mas consegue acender um LED, usando um Joule Thief, mais conhecido como Ladrão de Joules, já descrito anteriormente neste artigo.


Esta bateria tem de altura cerca de 4cm, sendo bastante pequena. A nível de corrente que consegue produzir é baixa, cerca de 10mA, mas pode ser aumentada se for maior, aumentando por exemplo a altura para 10cm.

Dica: Para aumentar a potência desta bateria, deitar 3 gotas de vinagre na parte dos cristais depois de estar construída.

No que respeita à sua duração, espera-se que produza energia durante 1 ano, dependendo bastante da forma como foi construída.

Espero que gostem, experimentem e comentem também os vossos resultados.

0 comentários:

Enviar um comentário