Vários nomes são dados a este circuito: Joule Thief, Ladrão de Joules ou Oscilador de Armstrong.
Há uns anos um colega meu falou-me neste circuito e, na altura, experimentei fazer um, que realmente me impressionou.
Este circuito na prática, é um oscilador que eleva a tensão (V) de uma pilha. Permite por exemplo acender um LED com uma pilha gasta, aproveitando o que resta de carga, cerca de 0,5V.
Segundo o que se fala na Internet, este circuito para além de acender um LED, em simultâneo, carrega uma segunda pilha através de uma ponte rectificadora feita com 4 diodos.
Actualmente, adicionei outros componentes de acordo com o esquema a seguir para poder carregar a segunda pilha.
O transístor que usei foi um 2N3704.
As pilhas devem ser recarregáveis.
Diodos 1N4007.
Resistência de 1K.
cara é mais facil vc estragar as baterias doque carregalas, fiz minha versão do JT e a corrente no led é extremamente baixa, já que o led converte a tensão elevada em corrente(absorção). ou seja mesmo se passar corrente para as baterias, vai ser muito pouca e fora o ruido da oscilação e picos de alta tensão, tbm pode acontecer do transistor aquecer demais danificando-o. esses paranaue ainda n existe "free energy", outra no lugar das baterias porque não um capacitor de filtro e tbm cm bateria lol
ResponderEliminaroxi logo após seu post eu me deparei com o motor bedini a qal sua teoria faz parte, nada comprovado, mas eu possa estar errado, vim novamente dizer q tem chance de eu estar errado, e aparentemente existe carregadores de pulso, que carregam baterias com picos de alta tensão.
ResponderEliminar