Archive for janeiro 2011
NOVIDADES:
Carregando...

Testar cabos de Rede

Este circuito permite verificar se um cabo de rede está, ou não, em condições de ser utilizado.
O que o circuito faz na prática é testar a condutividade de cada fio que constitui o cabo de rede.

Para que o utilizador possa ver se o cabo está operacional, o circuito utiliza 8 LEDs que indicam a correcta condutividade. Ou seja, se todos os LEDs estiverem acesos então o cabo está a conduzir bem, senão, se houver algum LED apagado, então o cabo tem problemas de condutividade.

Material para a montagem:
- 8 Leds de 5mm
- 8 Resistências de 100 Hom, 1/4Wat
- 2 Fichas RJ45 Fêmea
- Cabo de rede para testar
- Pilha de 9Volt ou fonte de alimentação

Lanterna USB

Por vezes estamos a trabalhar com o nosso PC e sentimos que temos pouca luz sobretudo para o teclado, custa no entanto levantarmo-nos da nossa confortável cadeira para ir ligar a luz.
Para tornar mais confortável o nosso trabalho e também para reduzir um pouco a nossa pegada ambiental, decidimos apresentar este artigo.

Vamos então criar uma lanterna USB, para este projecto necessitamos de:
1 Cabo USB-A (pode ser de uma impressora velha que tenhamos la por casa)
1 Resistência de 470 ohm
1 Led branco



Inicialmente começamos por cortar o cabo na extremidade junto ao USB-B (que liga a impressora) de forma a termos acesso aos 4 cabos coloridos.

De seguida pegando apenas no cabo vermelho (5volts) e no preto (GND) vamos liga-los na placa de testes. Liga-se a resistência ao GND e a outra extremidade ao pino mais pequeno do Led, o pino mais comprido do Led deve ser ligado aos 5volts.

Está então pronta a nossa montagem, basta agora ligar o cabo USB ao PC e o led ligar-se-a.

Ps:1-Em regra o pino mais pequeno dos Led's é a terra destes no entanto existem fabricantes que invertem esta regra pelo que caso o Led não ligue deve trocar-se os pinos.
2-A resistência não terá que ficar obrigatoriamente entre a terra e o Led, caso se julgue necessário poderá ser ligada entre o Led e os 5volts.

O vídeo e o circuito apresentados abaixo pode ajudar na montagem do respectivo circuito.





A montagem foi apresentada na placa de testes para que fosse possível ver em pormenor como é feita a sua montagem, no entanto o circuito pode ser montado junto ao cabo USB de tal forma que a montagem fica com o mesmo diâmetro do cabo USB, ficando muito mais funcional.

Transístores NPN e PNP



No nosso artigo de ontem mostrámos um circuito simples de detecção de toque. A essência deste circuito é um transístor BC547 do tipo NPN. No entanto, não explicámos quais as características de um transístor NPN.
No artigo de hoje pretendemos fazer uma abordagem leve sobre o funcionamento dos transistors, NPN e PNP.

Sensor de toque - Touch Sensor


Para abertura deste nosso Blog decidimos apresentar uma aplicação muito simples de implementar, trata-se de um sensor de toque, ou  sensor Touch.

Inicio

Este é o inicio de um blogue que esperamos trazer ensinamentos para uma desmistificação do que é a electrónica, e onde se possam trocar conhecimentos para o desenvolvimento de aplicações simples nesta área. Para isso convidamos todos a enviar duvidas, sugestões de projectos e trabalhos já realizados para publicação.